Depressão

Depressão é um termo geral para um quadro sintomático que vai de um mero sentimento de abatimento até uma perda real da motivação para viver, ou a assim chamada Depressão Endógena (palavra que indica “de dentro do organismo”), que é acompanhada de apatia absoluta. Ao lado da inibição das atividades e de uma disposição abatida de ânimo, encontramos na depressão sobretudo um grande número de sintomas colaterais físicos, como:
·cansaço
·distúrbios do sono
·falta de apetite
·prisão de ventre
·dores de cabeça
·taquicardia
·dores na coluna
·descontrole menstrual nas mulheres e queda do nível corporal da energia.
A pessoa com depressão é atormentada pela sensação de culpa e vive se auto-repreendendo; está sempre ocupada em voltar “às boas” (fazer as pazes) com tudo. A palavra depressão deriva do verbo latino depremiére (deprimo), que significa “subjugar” e “reprimir”. A questão que surge é saber se a pessoa está sendo subjugada ou, reprimindo alguma coisa. Existem vários fatores que podem “causar” depressão, no entanto há alguns que são os originários:

Agressividade
A agressividade reprimida leva a depressão. A agressividade cuja manifestação é impedida, bloqueada, volta-se para dentro de tal forma que o agressor acaba virando a vítima. Sendo a agressividade tão somente uma forma específica de energia vital e de atividade, a pessoa “em depressão” foge de qualquer tipo de atividade, pois essa atividade pode gerar alguma desaprovação.
Responsabilidade
A depressão é uma das formas mais eficazes de evitar responsabilidade. O medo de assumir responsabilidades passa para o primeiro plano exatamente quando essas pessoas têm de entrar numa nova fase de vida. Quando em depressão as pessoas não agem, vegetam, estão mais mortos do que vivos. O medo de assumir responsabilidade passa para o primeiro plano quando a pessoa começa a entrar numa nova fase da vida.
Recolhimento – Solidão – Velhice
Esses quatro itens estão intimamente relacionados e resumem as áreas mais importantes dos dois temas anteriores. Quando em depressão a pessoa se priva do básico da vida: Movimento – Mudança – Companheirismo – Comunicação. Passa a ser o pólo oposto a manifestar-se: Apatia – Rigidez – Solidão Pensamentos Mórbidos.
O medo de viver passa a ser tão intenso como o medo de morrer. A vida ativa traz consigo uma culpa e uma responsabilidade inevitáveis e esses são sentimentos que o deprimido faz questão de evitar. Aceitar responsabilidade é o mesmo que abandonar todas as projeções e aceitar a própria singularidade ou o fato de estar só. As pessoas com depressão sentem-se abandonados a viver por conta própria, e viver por conta própria, assumindo responsabilidades, é a última coisa que querem fazer. Qualquer tipo de separação é um estímulo para a depressão.
Alguns fatores comuns, também importantes.
-Assumir responsabilidades, sem antes avaliar se seria capaz de cumprir os prazos, ou atender a expectativa (“dar o passo maior que a perna”)
-Colocar expectativas suas (elas são sempre suas) sobre algo ou alguém. Essas expectativas vão ser sempre frustradas.
-Se envolver pelo emocional, e deixar que uma relação afetiva tome toda a sua vida.
-Estar estressado (a) com o trabalho (ou falta de).
-Não conseguir dizer Não

Comece a se livrar da depressão
- Faça uma lista de todas as “coisas” que você tem que fazer (tudo mesmo). Depois escolha uma ou duas “coisas” dessa lista e concretize-a (s).
Será o primeiro passo para sair da situação de inércia que a depressão nos deixa.
- Não diga a ninguém (a não ser para o seu médico ou terapeuta) que está com depressão.Ter pena de si mesmo é o que de pior pode acontecer neste caso.
- E finalmente faça os exercícios aqui recomendados.

Desativando a depressão
Diante de tudo o que acontece, chegou-se a conclusão que as maiores dificuldades que enfrenta quem “entra” em depressão é a baixa auto estima e o sentimento de não conseguir escolher – ficar sem escolha. Daí ser necessário dizer estas frases, com o toque digital, para que rapidamente a pessoa saia destas dificuldades e possa finalmente voltar a sua escolha e auto estima originais.

Com o toque digital repetir três vezes com rotação de olhos(três para a direita – três para a esquerda) as frases na ordem proposta. (procure falar, é importante que o som e a articulação sejam usadas)

Não vou me sentir fracassado(a) se não concretizar alguma coisa.

Não vou deixar de acreditar, em mim, mesmo não realizando.

Sou capaz de escolher o que é melhor para mim.

Sou capaz de realizar

Estas frases deverão ser ditas: ao acordar e antes de dormir todos os dias até que termine a depressão. Após este período, continuar pelo menos por mais 4 semanas.

C H A K R A S

C H A K R A S

Dentes e Músculos

Dentes e Músculos

RODA DOS 5 ELEMENTOS E OS MÚSCULOS

RODA DOS 5 ELEMENTOS E OS MÚSCULOS